terça-feira, junho 08, 2010

Livros

Os livros são objectos pessoais. Pelo menos para mim são. E um livro pode ter uma outra história, além da que vem contada lá dentro a letra de imprensa. Uma dedicatória, uma recordação da pessoa que nos ofereceu, ou simplesmente do momento em que o decidimos comprar. As pessoas que guardam os livros, também têm uma história. Cada pessoa tem a sua história e todas são diferentes. Nessas diferenças está também a sua relação com os livros. Uns são possessivos, outros nem por isso. Conheço pessoas que nem sequer os emprestam quanto mais dá-los. Outras porém gostam de oferecer, um dos tais livros com as "duas" histórias. Cada um encara o objecto como quer e principalmente como o sente. Não há problema algum nisso.
Eu pessoalmente, quando leio um livro de que gosto, ele fica a fazer parte de mim. Gosto de os guardar, mesmo que não os volte a ler. Mas também gosto de os emprestar. Gosto que os meus livros acumulem mais histórias, vida e até cheiros, mas gosto que no fim voltem.
Gostos.

2 comentários:

  1. Eu deixei de emprestar pq nunca mais voltavam. Chama-me possessiva, see if I care! ;)
    Aqui há uns (bons!) anos comprei um livro numa loja de 2° mão, o Perfume. Tinha uma dedicatória de que nunca mais me esqueci (o livro nunca mais o vi...) que dizia: para que no vuelvas a llorar en los cuellos de mi camisa.

    ResponderEliminar
  2. Eu também só empresto livros em casos raros e a pessoas com quem tenho confiança suficiente para os pedir de volta, com insultos, se necessário. :)) Foi o que me ensinaram os meus Pais desde pequenino. O que não faço é dar um livro que me marcou. Ou melhor, até dou. Compro um novo e ofereço com uma dedicatória muito pessoal. Tanto mais pessoal quanto mais essa pessoa significa para mim.

    ResponderEliminar

Dúvidas existênciais

Serei assim tão desinteressante? Sei que não sou uma pessoa cativante, pelo menos numa análise superficial, mas será que perco assim tanto p...