quarta-feira, maio 28, 2008

Post comprido e chato, apenas para contar as novidades e fechar o ciclo

É verdade que depois de tanto alarido, neste blog, com os meus planos para aprender clarinete, depois de começar nunca mais falei nisso. Acho que ainda falei uma vez a propósito das lambidelas das palhetas do dito instrumento e da partilha do mesmo entre mim e o professor.

Assim sendo, e porque hoje é o dia da minha 3ª audição, aqui vão as novidades. A aprendizagem tem sido lenta, mesmo apesar de já ter instrumento. Uma aula por semana, a meias com um teenager, também não dá para muito mais. Treino todos os dias em casa mas o tempo que me sobra não dá para muito, até porque as horas a que posso tocar estão limitadas pelo respeito que tenho pelos meus vizinhos. Percebo que não sou nenhum fora de série, nem em termos musicais (ouvido, ritmo, formação musical, etc) nem em termos de técnica com o instrumento, mas também não serei mau de todo. Cumpro os exercícios, se calhar mais devagar do que seria espectável, mas cumpro. Por enquanto o prazer que tiro é muito pouco. Os exercícios são chatos e repetitivos, as musiquitas que toco são muito simples e “secas”, mas é natural que seja assim. A fase de aprendizagem é sempre muito chata. O professor diz que vai demorar dois anos para aprender de facto. Vamos ver se chego lá…

Como disse hoje é o dia da 3ª audição que é nem mais nem menos que a actuação de diversos alunos da escola, perante uma sala cheia de paizinhos e avós babados a verem os seus superdotados filhos e netos. E no meio do espectáculo lá apareço eu, mais velho que o mais velho dos professores a interpretar duas musiquitas no meu clarinete. Se da primeira vez estava em estado de choque, na segunda estava só em choque. Espero que hoje, na 3ª, esteja mais calmo. Pelo menos já não causo aquele impacto na plateia que causei da 1ª vez. Na verdade preferia nem participar neste tipo de coisas, mas acontece que a pressão das actuações são um grande impulso na evolução e por isso o meu sacrifício. Mas que fico muito angustiado nestes dias fico. É que nem consigo escrever nada com piada.

Mas para melhorar o astral, posso dizer que na última aula iniciámos o ensaio do espectáculo de fim de ano, (esse sim em grande escala) e onde vamos actuar em quarteto, com o prof e mais um aluno de uma classe avançada. Vamos tocar o “Yesterday” dos Beatles e pelo que já ensaiamos, ainda só a três, foi muito giro. Pela primeira vez tirei realmente prazer de estar a tocar clarinete. A música é muito bonita e o arranjo para os 4 clarinetes está muito bem conseguido. Quando estamos a tocar todos juntos até posso fechar os olhos. Não preciso da pauta, toco ouvindo os outros. Estou ansioso por iniciar os ensaios a sério. Por agora e pelo menos até logo á noite tenho de me concentrar nas minhas musiquinhas parvas.

3 comentários:

  1. Aquilo ontem não correu nada bem. Fiquei muito nervoso porque o prof, à última hora, resolveu introduzir acompanhamento ao piano, e eu, que estava habituado a tocar com os meus ritmos e pausas, entrei numa branca e a coisa não correu nada bem. A 1ª música, que até era a mais fácil, só à terceira vez saiu e mesmo assim sabe-se lá como. A segunda, já saiu melhorzita, mas mesmo assim com alguns enganos e com falta de ritmo.
    Mas paciência, assim se ganha calo. Na próxima vai sair melhor.

    ResponderEliminar
  2. Oh não te preocupes com isso... O principal é que te divirtas e te sintas a evoluir.

    ResponderEliminar

Dúvidas existênciais

Serei assim tão desinteressante? Sei que não sou uma pessoa cativante, pelo menos numa análise superficial, mas será que perco assim tanto p...