sexta-feira, dezembro 15, 2006

Praia de Pedrógão



No verão de 85, tinha eu 15 anos, fui pela primeira vez passar férias sem os pais. A conselho de um amigo, que tinha lá casa, fui para a Praia de Pedrógão.

De mochila às costas, de comboio e à boleia, com pouco dinheiro mas com muito entusiasmo, fui para passar duas semanas e fiquei um mês.

Passei fome, mas se fosse preciso nem comia. Conheci muita gente bonita e ao som dos Barclay James Harvest, na fantástica discoteca “O Pôr do Sol” iniciei aquela que foi até hoje a minha mais arrebatadora paixão, típica da adolescência, capaz de todas as loucuras e de todos os sacrifícios.

Nos anos seguintes, tive outras namoradinhas, mas nenhuma significou tanto para mim como a primeira.

Juntávamo-nos durante o dia na praia, à volta de uma rede de vólei, e à noite na casa das máquinas do mesmo “O Pôr do Sol” da discoteca. As noites passavam-se, ou na garagem da … a jogar matraquilhos e King, ouvindo o disco “Alchemy” dos “Dire Straits”, ou na casa da namorada a devorar os restos do jantar da família dela, ou a comer pão com chouriço, num café que não me recordo o nome. Duas vezes por semana íamos à discoteca e nos dias em que não íamos, nós os rapazes, depois das meninas irem para casa, fazíamos uns jogos malucos, próprios de rapazolas.

Foram dos momentos mais felizes que passei em toda a minha vida, e por isso recordo essas férias com muita nostalgia. Nunca mais lá voltei, e por isso, a praia é para mim a mesma que deixei há cerca de 15 anos. Tenho medo de voltar e perder a imagem e a magia que têm para mim a velha praia de Pedrógão.

2 comentários:

  1. No Verão de 85 tinha eu 25 anos uma filha de 4 e já não me lembro o que fazia....

    ResponderEliminar
  2. ja vou para a praia de pedrogao desde 1979 e esta igual.....

    ResponderEliminar

Dúvidas existênciais

Serei assim tão desinteressante? Sei que não sou uma pessoa cativante, pelo menos numa análise superficial, mas será que perco assim tanto p...